Como fazer remarketing no google adwords

Remarketing: Como fazer remarketing no Google

Alcance clientes de grande valor com as listas de Remarketing para anúncios da Rede de Pesquisa no Google

A Internet nos oferece mais conteúdo a cada dia: mais informações, ofertas e opções. Esse fato é especialmente válido para o comércio, onde 49% dos clientes agora acessam de 2 a 4 websites antes de decidirem comprar. Não é surpresa, então, que 96% dos compradores não efetuem uma compra na primeira visita deles a um site.

Então a pergunta hoje não é apenas “Como posso fazer com que os compradores acessem meu site?”, mas “Como posso trazê-los de volta quando estiverem prontos para comprar?”. As listas de remarketing para anúncios da Rede de Pesquisa (RLSA, na sigla em inglês) podem ajudar a responder a essa pergunta.

As RLSAs são um mecanismo de impulsão para anúncios da Rede de Pesquisa: elas ajudam a exibir seus excelentes anúncios a clientes altamente qualificados que já mostraram interesse pela sua empresa ou seus produtos. Neste
artigo, veremos como as listas de remarketing podem ajudar você a construir relacionamentos e fechar negócio com esses clientes.

Visão geral das práticas recomendadas de RLSA

Veja a seguir uma rápida visão geral das práticas recomendadas de RLSA abordadas neste artigo:

Configuração Inteligente

1. Codifique todo o seu site para computadores e dispositivos móveis.

Por quê: as tags captam informações sobre os clientes que ajudam a definir sua RLSA.

Segmentação dos seus clientes em potencial

2. Concentre sua lista nos visitantes gerais, naqueles que realizaram conversões recentemente e nos usuários que abandonaram o carrinho de compras.

Por quê: as pessoas que já visitaram seu site têm mais probabilidade de realizar
uma conversão do que aquelas que nunca o acessaram.

Definição de lances para alcançar o sucesso

3. Aumente seus lances em 100% ou mais para concorrer pelos espaços de anúncios superiores.

Por quê: os clientes de RLSA têm mais probabilidade de realizar uma conversão,
então vale a pena definir lances maiores para alcançar os espaços de anúncios
superiores para eles.

4. Segmente palavras-chave e tipos de correspondência mais amplos nas suas campanhas de RLSA.

Por quê: a segmentação mais ampla pode ser eficiente, visto que o tráfego de RLSA
é normalmente mais qualificado.

Configuração inteligente

Um remarketing melhor começa com a codificação do seu site para reunir informações sobre os clientes.
Ponto principal: Codifique todo o seu site para computadores e dispositivos móveis

Quanto mais você souber sobre seus visitantes, mais eficiente será seu remarketing. As tags são códigos bem pequenos que ajudam a saber mais sobre seus visitantes e o que eles buscam.

Uma dificuldade clássica das tags é técnica: leva tempo para um webmaster ou uma equipe de TI adicionar e editar tags de sites, o que atrasa as campanhas de marketing. A solução para esse problema são as tags de recipiente. Uma tag de recipiente é uma tag mestra que seu webmaster pode adicionar a todo o seu site apenas uma vez.

A partir de então, você pode adicionar novas tags de site ou ajustar as existentes por meio da tag de recipiente. A tag de recipiente em si pode ser gerenciada por meio de uma solução de gerenciamento de tags fácil de usar como o Gerenciador de tags do Google. Não é necessário incomodar seu webmaster ou alterar o código no seu site novamente. Para começar, crie a tag de recipiente e insira o snippet de código dela no cabeçalho ou rodapé global do seu website.

Em seguida, configure sua tag de remarketing e use a tag de recipiente para inseri-la em todas as páginas do seu site. Assim, você vê como os clientes interagem com seu site e pode criar listas de remarketing com base na atividade deles. Por exemplo, você pode criar listas de remarketing para todos que visitaram suas páginas em busca
de câmeras, cafeteiras ou sapatos sociais masculinos mais largos.

Segmentação dos seus clientes em potencial

Depois que seu site estiver codificado, você poderá definir listas de remarketing realmente eficientes. Separe claramente os novos visitantes dos recorrentes e, em seguida, crie diferentes listas com base na jornada de cada um.

Alguém que visitou seu site ou realizou uma conversão nele, ou que colocou itens em um carrinho de compras, mas depois o abandonou, tem mais probabilidade de realizar conversões no futuro do que alguém que nunca acessou seu site.

Pessoas como essas podem ser seus melhores clientes em potencial, então sua meta é criar listas de remarketing relevantes que as segmentem. Cada lista de remarketing precisa ter, no mínimo, mil cookies para que você possa
começar a ajustar seus lances e anúncios da Rede de Pesquisa.

Dependendo do tráfego do seu site, pode levar algumas horas ou algumas semanas para alcançar os mil cookies.
Veja a seguir três dos tipos mais populares de RLSA, da maior e mais ampla para a de segmentação mais precisa.

1. Visitantes gerais do site.

Essas pessoas visitaram qualquer página do seu site, mesmo que tenha sido apenas uma. Esse é o ponto inicial mais simples para listas de remarketing: pessoas que indicaram qualquer tipo de interesse na sua marca
visitando seu site.

• Sua meta: aumentar a frequência e a qualidade do engajamento dos
visitantes antigos.

• Como fazer isso: na maioria das configurações de RLSA, a lista “todos os visitantes” é criada automaticamente. Você a verá na seção “Públicos-alvo” da biblioteca compartilhada.

ESTUDO DE CASO: Clarks

A varejista de calçados Clarks viu na RLSA uma forma perfeita de otimizar campanhas da Rede de Pesquisa com base no comportamento dos usuários do website. A Clarks inseriu a tag de remarketing em todas as páginas do seu website e criou listas com base nas interações dos visitantes com o site.

Resultado: a Clarks notou uma impressionante CVR (taxa de conversão) de 4,5% com as RLSAs em comparação com a taxa para novos visitantes, que é de 0,7%. “Para cada dólar que gastamos, recebemos seis de volta. Alcançamos resultados extraordinários”, diz John Ashton, chefe de varejo multicanais.

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2. Usuários que abandonaram o carrinho de compras ou o formulário de lead.

Essas pessoas adicionaram produtos a um carrinho de compras, mas não concluíram a compra. Elas também podem ter começado a preencher um formulário de lead, mas não o enviaram, caso essa situação seja aplicável à sua empresa. Chamamos essas pessoas de “usuários que abandonaram” (o carrinho de compras ou formulário).

• Sua meta: trazer de volta esses “quase clientes” ao seu website para que concluam a compra. Observação: essa lista é geralmente bem menor do que a lista “todos os visitantes do site”. Assim, ela funciona melhor para anunciantes maiores com muito tráfego no site.

• Como fazer isso: uma lista de combinações personalizadas é a melhor forma de abordagem. Comece criando uma lista de remarketing com as pessoas que adicionaram itens a um carrinho de compras e exclua todos que realizaram uma conversão. Assim você chega àqueles que abandonaram o carrinho. O mesmo se aplica aos formulários de lead: liste as pessoas que começaram a preencher um formulário e exclua aquelas que o enviaram.

3 Usuários que realizaram conversões recentemente

Essas pessoas passaram por todo o funil e compraram algo de você.

• Sua meta: fazer um upsell ou uma venda cruzada para os clientes existentes.
• Como fazer isso: crie uma lista de remarketing para as pessoas que chegaram à sua página de confirmação de compra. Use uma janela de lookback de 180 dias para alcançar compradores recentes que ainda têm seu site bem vivo na memória.

Veja dois exemplos práticos de venda cruzada:

A Acme Photo vende uma variedade de câmeras digitais, desde os modelos mais simples e baratos até modelos profissionais de última geração. Para as pessoas que compram câmeras de R$ 200,00 ou mais, eles configuraram uma campanha de RLSA para fazer a venda cruzada de capas e tripés. Para câmeras de R$2.000,00 ou mais, eles configuraram uma campanha de venda cruzada diferente para vender kits de iluminação profissionais.

O Acme Bank é um banco regional bem-sucedido com 200.000 clientes. Para os clientes que fizeram login recentemente, eles criaram listas de remarketing dedicadas para promover as ótimas taxas de financiamento imobiliário, empréstimo pessoal e cartão de crédito do banco. Esses anúncios alcançam um público-alvo que já confia seu dinheiro ao banco, o que os torna clientes em potencial mais valiosos para os outros serviços do banco.

Existem muitos outros grupos de RLSA possíveis, mas esses três já provaram ser populares entre a maioria dos usuários de remarketing.

Agora você está pronto para configurar suas listas de remarketing. Você precisará escolher uma destas duas configurações ao adicionar uma lista de remarketing a um grupo de anúncios: “Segmentação e lance” ou “Só lance”.

Só lance permite usar sua lista em um grupo de anúncios existente, onde você pode aplicar um ajuste de lance e modificar lances para os membros da sua lista de remarketing.

Segmentação e lance permite configurar um grupo de anúncios separado que segmenta apenas os membros da sua lista de remarketing. Assim, você cria lances e mensagens específicos para a lista.

Ambas as abordagens têm prós e contras:

remarketing google adwords

Quantas campanhas você deve criar e que lances deve definir? Confie no seu ROI (retorno do investimento): ele mostrará quais lances e quais novas campanhas valem a pena.

Exemplo:
A Acme Fitness oferece dois tipos de matrícula à academia: experimental gratuita e paga. Eles desejam ter anúncios e páginas de destino separados para os usuários experimentais e para os membros pagantes. Copiar uma campanha de RLSA para os membros experimentais permite que eles mantenham os grupos separados e falem diretamente com cada um.

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Definição de lances para alcançar o sucesso

Está claro que as listas de remarketing tendem a gerar taxas de conversão mais altas. No entanto, a lista é apenas o começo: você ainda precisa garantir que seus anúncios sejam vistos pelas pessoas da lista.

O modificador de lance é uma boa maneira de aumentar suas chances de ser visto. É possível usá-lo de forma mais ousada para seus públicos-alvo de alto valor na Rede de Pesquisa.

Pontos principais
• Aumente seus lances em 100% ou mais para concorrer pelos espaços de anúncios superiores
• Segmente palavras-chave e tipos de correspondência mais amplos na sua campanha de RLSA

Seus melhores leads são as pessoas que demonstraram grande interesse na sua marca ou foram longe no seu funil de conversão: os usuários que realizaram conversões recentemente e os que abandonaram o carrinho de compras.

Não tenha receio de fazer ajustes de lance. Para esses leads valiosos, defina uma modificação de lance arrojada. Segmente as posições um e dois da página de resultados do mecanismo de pesquisa para que seus anúncios tenham as melhores chances de serem vistos. Comece adicionando um modificador de lance de +100%, faça ajustes de aumento ou diminuição para competir pelos espaços de anúncio superiores e otimize a partir desse ponto.

Quando duas listas de remarketing são aplicadas no mesmo grupo de anúncios, a lista com o modificador de lance mais alto vence. Assim, use modificadores de lance mais baixos para listas de remarketing mais gerais e aplique lances modificados mais altos aos seus clientes em potencial mais promissores. Sua lista, em ordem crescente
de valores, poderá ter esta aparência:

Remarketing Google

ESTUDO DE CASO: Cruises Only

Os lances e anúncios personalizados foram um divisor de águas para a Cruises Only, uma marca de cruzeiros premium da World Travel Holdings (WTH). Com suas campanhas de RLSA, a WTH aprendeu quais cruzeiros eram mais interessantes para clientes específicos. Eles, então, criaram campanhas e compartilharam textos de anúncios
com mensagens de vendas personalizadas para esses clientes. A WTH também priorizou esses clientes com lances mais altos, o que ajudou a levar seus anúncios para a parte superior da página de resultados de pesquisa. Isso manteve a empresa bem viva na mente dos clientes e ajudou a fechar vendas.

“Os resultados foram imediatos e eficientes”, diz Willie Fernandez, vice-presidente de marketing da WTH. “As campanhas de RLSA geraram mais conversões do que nossas campanhas originais como um todo. Notamos um aumento de 145% na CTR (taxa de cliques) em comparação com as campanhas originais, uma taxa de conversão 315% mais alta com nossa lista de públicos-alvo, além de um retorno do investimento em publicidade (ROAS, na sigla em inglês) 250% maior.”

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Segmente palavras-chave e tipos de correspondência mais amplos na sua campanha de RLSA

Visto que o remarketing alcança clientes com mais intenção de compra, palavras-chave e tipos de correspondência mais amplos têm mais probabilidade de apresentar bom desempenho com eles. Isso pode aumentar o alcance e o impacto das suas campanhas da Rede de Pesquisa.

Por exemplo, “tênis” pode ser uma palavra-chave ampla demais para ser bem-sucedida em uma campanha normal. Talvez seja muito vaga ou os lances precisem ser elevados demais para gerar um ROI positivo. Mas se o usuário
já visitou sua loja e abandonou um carrinho de compras em que havia adicionado um par de tênis de corrida, pode valer a pena definir um alto lance de remarketing para “tênis”.

Tente criar uma nova campanha da Rede de Pesquisa que segmente apenas suas listas de remarketing. Em seguida, adicione versões de correspondência ampla das suas palavras-chave atuais de correspondência de frase ou exata, além de qualquer outra palavra-chave de correspondência ampla relevante e altamente competitiva de que você se lembre. Não se esqueça de observar o desempenho delas com o passar do tempo e otimizá-las conforme necessário.

Conclusão sobre o Remarketing!

Como trazer os compradores de volta quando estiverem prontos para comprar? As listas de remarketing para anúncios da Rede de Pesquisa são uma forma eficiente de fazer exatamente isso.

A jornada de cada cliente é diferente, e as RLSAs ajudam você a falar com aqueles que já passaram bem perto da sua porta. O remarketing também ajuda você a alcançar clientes existentes e outros fãs da sua marca de maneiras que podem criar relacionamentos mais próximos e manter sua marca bem viva na memória deles para vendas futuras.

Deixe seu comentário, suas dúvidas, será um prazer compartilhar informações!

 

Google Adwords Passo a Passo

Google Adwords Passo a Passo

Conheça o passo a passo para ter sucesso com Google Adwords

Antes de iniciar qualquer ação de marketing digital devemos conhecer as ferramentas que vamos utilizar, planejar as ações que serão efetuadas, os serviços e produtos que serão oferecidos e para qual público deseja vender.

Com o Google AdWords funciona do mesmo modo, o posicionamento estratégico e as ações efetuadas em sua campanha de Google Adwords é parte decisiva para obter resultados e lucro real com sua ação.

Conheça os passos principais para iniciar uma campanha de sucesso no Google AdWords.

1° Passo: Canais de divulgação no Google Adwords

Escolher o canal que sua campanha será exibida é o primeiro passo quando iniciamos a configuração da campanha, o Google nos fornece diferentes opções, como:

Apenas Rede de Pesquisa

Nesse caso seus anúncios serão acionados ao digitarem algum termo que corresponde as suas palavras-chave (Veremos mais a frente como adicionar as melhores palavras em sua campanha). Os anúncios são exibidos nos resultados de busca do Google e nos parceiros de pesquisa. (Aqueles sites que fornecem uma janela de pesquisa na rede Google).

Apenas Rede de Display

Com a rede display seus anúncios serão exibidos apenas na rede de sites Google e websites parceiros. Com certeza você já deve ter navegado em algum site de receitas culinárias e ter visto algum anúncio de cozinha planejada ou fogão, ou então presenciou alguma situação semelhante.

É comum os anunciantes na rede display direcionarem seus anúncios para websites ou blogs, que apresentem conteúdos de interesse em comum com seu público-alvo (É a forma correta de se fazer!). Com as redes de display do Google, é possível segmentar em quais sites deseja exibir seu anúncio e escolher seu público por temas, categorias e pela segmentação contextual (As palavras-chave).

Rede de Pesquisa com Exibição na Rede de Display

Está é uma campanha hibrida, onde seus anúncios serão exibidos tanto na rede de pesquisa quanto rede de display, nesse caso as mesmas palavras-chave que você vai utilizar na rede de pesquisa servirá para a segmentação contextual na rede de display.

Eu particularmente costumo não utilizar as campanhas hibridas, pois caso você realmente queira aproveitar o máximo que a campanha de display lhe oferece, e trabalhar com detalhes na segmentação, o melhor caminho é criar campanhas separadas para rede de pesquisa e display.

Google Shopping

O Google Shopping substituiu os antigos anúncios com Lista de Produtos, se tornou mais moderno e mais fácil de gerenciá-lo. Os anúncios do Google Shopping são aqueles anúncios de produtos exibidos quando pesquisamos algum termo que se refere a um produto na rede de pesquisa do Google, como “Geladeiras”, “iPad”, “Celular”, entre outros termos.

O Google Shopping é um tipo de campanha voltada para os anunciantes que possuem um E-Commerce, todas as informações e fotos de produto são importados automaticamente da sua plataforma, que facilita bastante o processo de divulgação.

O primeiro passo antes de criar sua campanha, é criar uma conta no Google Merchant Center, e seguir as instruções o passo a passo site para exportar seus produtos. (Será necessário exportar um feed de dados com a lista dos produtos que deseja anunciar, a maioria das plataformas como OpenCart, Magento e WooCommerce, já fornecem plugins específicos para a exportação).

Ao criar uma campanha nova, é muito importante escolher um nome que seja fácil para você identificar os produtos que está anunciando nessa campanha, o tipo de campanha (Existem 4 opções, como vimos acima), e sempre marcar como “Todos os Recursos”, para que você tenha disponível todos os recursos daquela campanha, exceto o caso do Google Shopping, que tem seus recursos oferecidos com um único padrão.

2° Passo: Geolocalização

Antes de começar a fazer qualquer tipo de propaganda precisamos definir onde a propaganda será feita e para qual público, com as campanhas do Google AdWords funciona do mesmo modo. Agora que você já conheceu um pouco sobre cada um dos canais, o próximo passo é iniciar a configuração da campanha.

Na primeira tela de configuração de sua campanha você terá as opções de “Locais”, onde você conseguirá buscar por nome dos estados, cidades ou até países que deseja que seus anúncios sejam exibidos, serão exibidas as seguintes opções:

– Todos os Países e Territórios: Sua campanha será exibida no mundo todo.
– República Federativa do Brasil: Sua campanha será exibida em todo o país.
– Deixe-me escolher: Nessa opção você consegue digitar os locais onde deseja exibir a sua campanha, ou excluir locais de exibição.

Para definir os melhores locais de anúncio é importante olhar para o seu produto, se você não efetua entregas fora da sua região ou tem um negocio local, para sua empresa estar anunciando apenas em sua cidade já é o suficiente, caso seu produto possa ser entregue em todo o país, você pode selecionar diversos estados ou até mesmo todo o país.

É muito importante responder essas questões para não perder o valor investido com cliques inválidos e que não irá se transformar em venda real.

3º Passo: Horário de exibição. Qual o melhor horário para anunciar?

Uma dúvida que surge em toda nova campanha de Google AdWords é qual o melhor horário para anunciar? Devo anunciar em finais de semana? De manhã ou à tarde, qual deles eu tenho uma melhor conversão?

É possível responder essas questões de forma mais correta, após testar o desempenho de sua campanha por pelo menos 7 dias seguidos. Assim você terá métricas de qual horário você tem maior número de cliques, podendo aumentar ou diminuir seus lances conforme a hora e dia.

É claro que dependendo de seu público-alvo é possível ter as primeiras métricas de horário e segmentação, por exemplo, se você é um fornecedor e tem como principal carta de clientes outras empresas, seus anúncios devem ficar bem posicionados durante o horário comercial, com mais empenho e agressividade, pois o seu público estará ativo nesse horário buscando por seus produtos.

Claro que é muito importante também a sua empresa ficar disponível na rede em horários diferenciados, como sábado e domingo, pois assim como nós as pessoas podem estar conectadas 24 horas, e qualquer hora é hora de se fazer negócios no Google. Tudo irá depender dos resultados obtidos com os testes, como quantos pedidos de cotação eu recebo no sábado, e comparado aos dias úteis, esse número é maior ou menor? Caso possua um E-Commerce, suas vendas e cotações serão um dos principais indicadores para encontrar a melhor resposta.

Após essa análise, quando você já conhecer os momentos certos para anunciar, e os momentos oportunos para diminuir seus lances, como sábado e domingo, que a concorrência pode ser menor, é hora de utilizar a ferramenta de programação de anúncios.

Com a Ferramenta de Programação de Anúncios, é possível escolher os dias e horários que deseja que seu anúncio seja exibido, e automaticamente o Google AdWords irá gerenciá-los conforme suas preferências.

Essa opção aparece no fim da primeira página de criação de sua campanha, ou caso deseje utilizar em uma campanha já existente, basta ir até a aba Configurações > Programação de Anúncios, na campanha desejada. Com a campanha já configurada também é possível aumentar ou diminuir a porcentagem do seu lance conforme os dias e horários.

4º Passo: Grupos de Anúncios bem estruturados, lance e palavras-chave.

Grupos de Anúncios bem Estruturados

Chegamos a um dos itens mais importantes, a estruturação de seus grupos de anúncios. Caso você trabalhe com diferentes serviços ou categorias de produtos diferentes, é importante criar grupo de anúncios para cada tipo de produto ou serviço, pois dessa forma você consegue criar anúncios relevantes que falam exatamente sobre o produto que está divulgando, além de aumentar a qualidade de suas palavras-chave.

Estudo de Caso!

Vamos a um estudo de caso, há algum tempo atrás trabalhamos em uma conta na agência, que o cliente passava por uma situação difícil com seus anúncios, havia muitos cliques, mas zero de vendas em seu E-Commerce, taxa de rejeição muito alta, fizemos a análise na conta do Google AdWords e então percebemos um cenário que é muito comum, veja abaixo:

O problema do cliente

Nosso cliente tem uma loja virtual no ramo de vestuário. Ele trabalha com peças voltadas para o público masculino, feminino e infantil. Quando pegamos a conta do AdWords, a mesma já possuía 6 meses de atividade sem vendas significativas, não chegando a 10 vendas no mês, mesmo com o grande número de cliques. O primeiro item que verifiquei foram os grupos de anúncios, e estava com configuração errada.

Havia apenas 1 grupo de anúncio em sua conta, com 3 anúncios de texto ativo e mais de 40 palavras-chave, entre elas “Calça feminina”, “Roupas Femininas”, “Camisa social masculina”, “Bermuda infantil”, entre outras dezenas de palavras. O erro estava nítido, independente da palavra-chave digitada apenas um anúncio era ativado e todos os clientes eram levados a home de seu site, ao invés de ser direcionado a categorias corretas.

Isso levou a uma taxa de rejeição de 78%, pois quem estava procurando “Bermuda infantil”, era direcionado a home do website com diversos produtos diferentes, ao invés de acessar uma categoria com diversos modelos de bermudas infantis.

Solução Aplicada

Nós recriamos toda a conta do Google AdWords, com 3 campanhas diferentes, cada uma para um grupo principal de produto, entre produtos femininos, masculinos e infantis, e em cada campanha criamos grupos de anúncios que iriam de encontro com as categorias no site do cliente, como “Camisas Masculinas”, “Calças Feminas”, entre outras.

Desse modo, utilizamos anúncios otimizados para cada grupo de produto, com link de destino para sua categoria, quem buscava por “Bermuda Infantil” encontrava um anúncio falando sobre o produto e com link direto para a categoria com diversos modelos de bermudas.

Nós também ativamos os anúncios com Google Shopping para todos os setores da loja, o que ajudou a potencializar a conversão e a valorização da marca do cliente. No website nós aperfeiçoamos alguns processos para facilitar a compra e criamos banners mais atrativos para os setores da loja.

Resultados Obtidos

Em 4 meses de campanha, a média de vendas subiu para 60 pedidos no mês, e a taxa de rejeição caiu de 86% para 22%, o que é considerado muito bom para um E-Commerce.

Nesse caso o problema principal estava na má configuração da campanha, mas além desse muitos outros problemas que podem acometer as suas vendas, desde itens no Google AdWords até as funcionalidades do website, em cada caso é preciso fazer uma análise profunda e diagnóstico.

Lance CPC no Google Adwords

O lance de CPC (Custo por clique) é o valor máximo de lance que você está disposto a pagar, por cada clique em seu anúncio. Para entender um pouco mais de como funciona o CPC, é preciso conhecer como funciona o leilão do Google. Vamos lá!

Ao digitar um termo de pesquisa no Google, os anunciantes que utilizam aquela palavra-chave como gatilho para ativar os seus anúncios passam por um leilão, que define a colocação de cada anunciante. Esse leilão leva em consideração 3 itens importantes, são eles:

CTR (Taxa de Conversão):

A taxa de cliques de seu anúncio. Esse é de longe uma das principais medidas que o Google utiliza para exibir seus anúncios em melhores posições, cada clique que recebe em seu anúncio aumenta a taxa de CRT.

Você deve se perguntar como o CTR é Calculado?

Em seu painel do Google AdWords, o CTR é exibido em porcentagem, esse valor é calculado conforme o seu número de cliques, divido pelo número de impressão do anúncio e o resultado multiplicado por 100.

Exemplo:

                Obtive 10 cliques em minha campanha e 70 impressões.            
                10 / 70 = 0,14 * 100 = Minha taxa de conversão é 14,28%.

 

Relevância da Palavra-chave:

Relevância da palavra-chave é o segundo fator que o Google analisa para decidir o melhor posicionamento no leilão. O Google decide a relevância analisando a linguagem da palavra-chave no contexto do anúncio, verificando o quanto eles se relacionam. O Google usa da relevância para garantir que apenas anúncios de qualidade sejam exibidos para os usuários.

O Google deseja que a experiência no Google AdWords seja favorável para ambos os lados, que o anunciante consiga ir de encontro com seu público alvo e que os usuários consigam encontrar pessoas oferecendo conteúdos relevantes, e que supram suas necessidades, representadas através do termo de pesquisa.

Portanto, é de extrema importância utilizar grupos de anúncios, anúncios bem elaborados e em seu site utilizar de uma linguagem clara e objetiva, focando no serviço que deseja oferecer.

Seu website (Página de destino):

A página de destino de sua campanha é o terceiro item que é julgado pelo Google, e influencia na posição de seu anúncio, é importante ter uma página relevante, com conteúdo original. Além disso, o carregamento da página, a fácil navegação, usar o menor número de Pop-ups possíveis e ser transparente quanto à natureza de seu negócio e os serviços que oferece, contam pontos na análise do buscador.

Todos esses itens são calculados automaticamente pelo algoritmo do Google, e cada anunciante recebe uma nota no Quality Score (Indíce de Qualidade), esses dados serão utilizados para medir o Ad Rank do anúncio que determina a posição daquele anunciante.

Para determinar o melhor o seu lance é preciso primeiramente ter uma campanha bem estruturada, e sempre utilizar o Planejador de Palavras-Chave (http://adwords.google.com.br/KeywordPlanner), com ele é possível verificar o lance médio de primeira página para uma determinada palavra, e desse modo você conseguir gerenciar seus lances de forma assertiva, aumentando ou diminuindo para alcançar suas metas.

Porque explico tudo isso?

Sem entender isso, será muito difícil tomar decisões importantes em sua campanha, solucionar problemas de posicionamento e se posicionar de forma agressiva perante os concorrentes da forma correta, não apenas aumentando o lance a números altíssimos, mas trabalhando a qualidade de sua campanha. No próximo post entraremos em detalhes de como funciona o AdRank e sobre quanto realmente você deve pagar por um clique.

Palavras-chave

Eu sempre repito que a escolha de palavras-chave corretas é o item mais importante de uma campanha, não adianta querer fazer apenas por intuição tem que pesquisar e usar as ferramentas que o Google Oferece, como o Google Trends, que mostra como um determinado termo é pesquisado durante o ano e tomar decisões com base em dados precisos.

Tente ser objetivo em suas escolhas, utilize palavras-chave que vão de encontro com os produtos que oferece a seus clientes, por exemplo, se você comercializa sapatos masculinos de diversos modelos e marcas, é certo que a palavra-chave “sapatos masculinos” pode te levar até seu público, mas também vale adicionar combinações como:

– [sapatos sociais masculinos];

– [sapatos masculinos social];

– [sapatos masculinos italianos];

– [sapatos sociais];

São termos exatos, mas que representam diretamente a necessidade de seu consumidor, e seguindo as regras citadas acima para criação de seus anúncios, com certeza terá bons resultados. Toda comunicação de sua campanha é feita através de seus anúncios, esse será o primeiro contato de seu futuro cliente com a sua empresa, portanto ele precisa funcionar e ter relevância para seu cliente e para o Google.

5º Passo: Comunicação objetiva. Exponha o melhor de seu produto

O último passo, é manter uma boa comunicação, mostre o melhor de seu produto para seu cliente, as vantagens de adquirir um produto com sua empresa, as pessoas querem facilidade e só compram como forma de suprir um desejo, de realizar um sonho. Lembre-se, caso você venda cosméticos, eles não são apenas cosméticos, você vende beleza, sonhos, sensações positivas. Seus anúncios e website podem refletir esses sentimentos.

Saber expor seu produto é o passo mais importante para atrair seu público, tente pensar como quem vê a sua empresa de fora e aposte na comunicação.

 

Dica Bônus: Conheça seus concorrentes!

Fique de olho na concorrência! Além de ter uma boa campanha, é de extrema importância conhecer os seus concorrentes diretos no Google Adwords, os demais anunciantes que estão todo dia ao seu lado no buscador, e que dividem com você cada cliente e até compartilha dos mesmos leads, cabe apenas a você convencer o usuário que o seu produto é o melhor.

É importante também conhecer a página de seu concorrente, valor praticado no mercado, os diferenciais, as forças e as fraquezas.

Após essas análise entenda a necessidade de seu público, com essas respostas é possível criar uma estratégia que eleve o número de suas vendas, melhore o seu relacionamento com o cliente e te proporcione maior autoridade, garantindo novas vendas no futuro com a valorização de sua marca.

Gostou? Por favor, Comente e Compartilhe. Não gostou?  Discuta, e nos ajude a aprimorar nosso trabalho.

Google Adwords

SW Agência – Agência de Google Adwords – Google Partner

Nosso trabalho como Agência de Google Adwords te ajuda a chegar onde deseja, seja alcançar maior número de leads e os transformar em vendas, ou aumentando o reconhecimento de sua marca e a presença digital através das campanhas de branding, nas redes de display do Google ou Youtube.

O Google, assim como nós temos compromisso com o sucesso da economia digital no país, e sabemos o quanto é importante para cada cliente, seja um novo negócio ou uma grande corporação obter sucesso com suas campanhas e ações de marketing digital.

Agência de Google Adwords Certificada

O Google Engage foi o primeiro programa de incentivo para agência digital e profissionais autônomos no ramo do mercado digital no Brasil, e definitivamente mudou a forma de se trabalhar com o Google AdWords, tendo o auxílio e acompanhamento do Google de perto aos profissionais do ramo, além de todo o incentivo as agências com prêmios e cupons para quem obtivesse maior desempenho, isso proporcionou aos anunciantes um serviço mais profissional e tomadas de decisões assertivas.

O programa iniciou em Julho de 2012, alguns meses depois nossa equipe de Google Adwords já estava inscrita e trabalhando para alcançar os desafios propostos pelo programa.

E foi só começar! Com poucos meses de uso nossa equipe já havia vencido os desafios propostos, levando os brindes do Google para enfeitar nossa agência digital e os cupons para fornecer aos nossos novos clientes de Google Adwords.

As oportunidades com o Google AdWords

Após a inicialização com o Google Engage e nosso compromisso de Agência de Google Adwords associada ao programa, nossa equipe começou a atuar em campanhas de links patrocinados para os mais variados seguimentos, atuando de forma complementar ao canal de vendas de diferentes empresas.

Esse foi o início da formação do know-how de Google Adwrods que possuímos, aplicando as práticas recomendadas do Google a cada campanha e otimizando os resultados no Adwords de forma lucrativa para nossos clientes. Tudo começa com um bom planejamento!

O que a sua empresa precisa hoje?

Aumentar as suas vendas e o leque de clientes através do Google Adwords?
Investir em branding e na visibilidade da marca através do Google Adwords?
Ou ambas as respostas?

Com essas informações, é possível definir a melhor forma de anúncio no Google Adwords para o seu negócio.

O Google é o segundo maior canal de comunicação do mundo, e é o único que fornece um poder de segmentação sem igual, proporcionando total controle sobre quem está acessando seu site, o termo de pesquisa do visitante, horário e região, entre outras métricas pré configuradas por nossa Agência de Google Adwords.

Diferente de qualquer outro meio de divulgação, o Google Adwords permite que você anuncie a sua empresa para pessoas que ainda não sabem de sua existência, sua empresa aparece nos resultados apenas por pesquisarem por produtos ou serviços que oferece, proporcionando a ampla exibição para o púbico que realmente busca pelo seu produto ou serviço.

Análise gratuita de nossa Agência de Google Adwords

Receba uma análise gratuita, nossa agência de Google Adwords irá fazer uma pesquisa de mercado utilizando as ferramentas do Google e gerar um relatório de palavras-chave que podem promover seu negócio e aumentar sua performance.